tv_cultura-1024x768O Departamento Infantil da TV Cultura foi extinto, responsável pelos núcleos dos programas ‘Cocoricó’ e ‘Castelo Ra Tim Bum”, o gerente do núcleo, Fernando Gomes, foi demitido.

Os programas Cartãozinho Verde e Quintal da Cultura foram transferidos para o núcleo de Produção.

Uma das maiores audiências do canal o Cocoricó sairá do ar após 17 anos na programação. O programa termina no dia 27 de setembro, o elenco continua com contrato até o final de dezembro.

 Com isso, o programa TV Cocoricó deixa de ser diário, mas será exibido até o final do ano aos sábados, ao meio-dia, com os 11 integrantes, incluindo Fernando Gomes, que agora está contratado apenas como manipulador do personagem Júlio. O programa terá apenas um roteirista.

Com orçamento “estourado”, a Cultura vem promovendo demissões a conta-gotas, cortando principalmente funcionários tidos como de altos e médios salários.

 Segundo profissionais da Cultura, Marcos Mendonça tem feito poucas demissões, de no máximo cinco pessoas por dia, para não chamar a atenção de sindicalistas e imprensa.

Sem ajuda do Estado, a Cultura não terá dinheiro para se manter até o final do ano. Da verba de R$ 159 milhões para 2013, 90% já foram gastos.

 Em nota, a emissora informou que o desligamento dos quatro funcionários na segunda-feira ocorreu “em função da necessidade de contenção de despesas”.

Com informações do jornalista Daniel Castro.