aA manhã desta sexta-feira (4) foi um verdadeiro ”corre corre” nas redações de jornalismo das emissoras. O depoimento do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato, foi a notícia do dia e alimentou boa parte dos programas e telejornais

A cobertura da Globo começou no ”Bom dia Brasil”, todas as pautas foram derrubadas. O programa de Ana Maria Braga, o ”Mais Você” foi cortado na metade, a apresentadora chamou o intervalo e não voltou mais ao ar. O “Bem Estar”, que deveria começar logo na sequência, foi cancelado. 

O “Encontro com Fátima Bernardes” foi interrompido várias vezes, e Sandra Annenberg apareceu em diversos momentos, com boletins ao vivo, direto do estúdio do “Jornal Hoje”. Foram apenas 12 minutos dedicados a outros temas. O programa da esposa de William Bonner teve menos de 40 minutos de duração. 

b

Na Record, o “Hoje em Dia” foi totalmente dedicado à cobertura sob o comando do Cesar Filho, em seguida, Reinaldo Gottino deu continuidade no ”Balanço Geral”. O “Melhor pra Você”, da RedeTV!, seguiu no mesmo caminho apostando no jornalismo-  e a Band suspendeu “Os Simpsons” para transmitir a cobertura com entradas de Luiz Megale- apresentador do ”Café com Jornal”. 

c

O SBT não derrubou sua grade de programação informando os telespectadores nos intervalos comerciais.  A TV Gazeta fez a cobertura no ”Revista da Cidade” e recebeu elogios, já que o ‘jornalismo do canal’ é modesto, mesmo assim fez um belo trabalho em comparação à rede de Silvio Santos.

A TV Cultura continuou com os seus tradicionais desenhos matinais sem interromper sua grade. Apenas ao meio-dia, o ”Jornal da Cultura” noticiou o fato. Globo News, Band News e Record News fizeram seus trabalhos na TV Paga com comentaristas, repórteres e oferecendo ao assinante informação atualizada minuto a minuto. 

A RedeTV! cancelou o “Você na TV” e usou “A Tarde É Sua”, apresentado por Sonia Abrão, com comentários de Jorge Lordello, foi estendido até às 18h para acompanhar a situação. Amanda Klein e Luciano Faccioli, assumiram o ”Plantão” – assim que o vespertino apresentado pela Sônia saiu do ar. 

Na transmissão do discurso da Presidente Dilma Rousseff, exceto o SBT não ”abriu” sua grade e seguiu com suas novelas mexicanas. Às 17h41, segundo o jornalista Mauricio Stycer,  (Band, Gazeta, Globo, Record e RedeTV!) transmitindo ao vivo o pronunciamento da presidente Dilma. Datena na Band fez a cobertura dentro do ”Brasil Urgente”. 

O Portal 4 acompanhou que os canais públicos NBR, TV Brasil, Band mostraram o discurso. TV Aparecida, Rede Vida, CNT não derrubaram sua grade de programação. 

160304160941_Lula fala

A geração das imagens do discurso do ex-presidente Lula, foi gerado pela TVT (TV dos Trabalhadores), com isso, os números do canal UHF 46 em São Paulo dispararam chegando a marcar picos de 2 pontos.

Me siga no Twitter: @sigaberaldo